Sindicato tem nova Diretoria

Com mais de 90% dos votos foi eleita à nova diretoria do Sindicato dos Hoteleiros de São José do Rio Preto. A eleição, realizada pela FETRHOTEL (Federação Interestadual dos Trabalhadores Hoteleiros de São Paulo e Mato Grosso do Sul), ocorreu no último dia 27 de maio. Apenas um chapa concorreu à eleição. Todo o pleito eleitoral foi acompanhado e documentado pelo Ministério Público do Trabalho. O presidente eleito, Leandro Lucas de Sousa, deverá tomar posse em junho.

Leandro tem 37 anos e trabalha na empresa Café do Ponto, no Rio Preto Shopping. É a primeira vez que ele disputa uma eleição. Ele ganhou a disputa e tem a responsabilidade de dirigir uma entidade com um número significante de trabalhadores em sua base. Emocionado, ele preferiu não se manifestar após ser anunciada a vitória.

O resultado da eleição foi apresentado pelo vice-presidente da FETRHOTEL e presidente do SINTHORESP Francisco Calasans Lacerda, que também foi o presidente da mesa apuradora do pleito.

Após apresentar os números que deu a vitória a nova diretoria, Calasans disse que estava honrado pela oportunidade de declarar a chapa eleita.

“Desejo ao presidente, acompanhado de sua equipe, uma gestão profícua. Começa uma nova fase do Sindicato. Não se esqueça de que é um grupo que compõe o Sindicato. Quando for se deitar [Leandro] agradeça a Deus pelos seus companheiros e por poder fazer o bem para tantos trabalhadores”, disse Calasans.

Intervenção

A eleição ocorreu cerca de um ano e quatro meses após o Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizar uma Ação Civil Pública, que culminou com a intervenção da entidade. A ação tramita em sigilo.

A FETRHOTEL foi nomeada pelo MPT, interventora do Sindicato. Desde então, diretores da federação têm se revessado nos trabalhos viajando semanalmente para aquela cidade. As questões jurídicas têm sido coordenadas pelo advogado Antônio Gilberto de Souza, da FETRHOTEL, também responsável por todo o pleito eleitoral.

A direção do Sindicato, nesse período, ficou por conta de Cícero Lourenço Pereira, Antônio Luiz de Souza (Jandaia), Marcelo Batista Silva, presidente, diretor de Relações Sindicais e diretor de Departamento Jurídico da FETRHOTEL, respectivamente.

A eleição contou a presença de presidentes e diretores de todos os sindicatos filiados a Federação. Em nome da diretoria, Jandaia agradeceu a presença de todos e reforçou a importância da união dos companheiros sindicalistas.

Os trabalhos foram encerrados pelo presidente da FETRHOTEL. Segundo Cícero, a Federação fez trabalho árduo que envolveu a dedicação de Jandaia e do advogado Antônio Gilberto de Souza que, embora residam em São Paulo, estiveram presentes assiduamente em São José do Rio Preto. Ele também agradeceu o empenho de Marcelo Batista Silva, diretor da federação.

“O trabalho realizado pela FETRHOTEL foi aprovado pela categoria. O trabalhador sentiu que melhorou 100% a atuação do Sindicato. Desde que estamos aqui implementamos o atendimento odontológico, fizemos melhorias no clube entre outros benefícios para o trabalhador. Foi um grande trabalho. O trabalhador reconheceu e viu a diferença. Foi uma honra representar o Ministério Público neste processo”, disse o presidente.

Segundo ele, o resultado da votação além de legitimar o pleito, legitimou também o desejo de renovação e de mudança.